
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta segunda-feira (25), 138,8 m³ de madeira serrada nativa transportada de forma irregular na BR-230, no município de Luzinópolis, norte do Tocantins. As apreensões ocorreram em menos de três horas, durante fiscalizações de rotina.
A primeira abordagem aconteceu às 11h30, quando a equipe inspecionou um caminhão-trator VOLVO/FH 460 com semirreboque. Nos documentos apresentados pelo motorista, os agentes encontraram divergências: cinco espécies não estavam registradas e o volume de madeira era 22,67 m³ superior ao declarado. Ao todo, foram apreendidos 60,77 m³ de madeira. Pouco depois, às 13h30, outra fiscalização no mesmo local flagrou um caminhão VOLVO/FH 540 com dois semirreboques transportando 78,03 m³, enquanto a documentação indicava apenas 57 m³.
Nas duas situações, foi constatada a prática de crime ambiental por transportar madeira sem licença válida. Os veículos e as cargas foram apreendidos e encaminhados ao pátio conveniado da PRF em Aguiarnópolis, ficando à disposição do órgão ambiental competente e do Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Tocantinópolis.
As ações fazem parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), do Governo Federal, que reforçou a estrutura da PRF no Tocantins com novas viaturas, aumento de efetivo, investimentos em infraestrutura e tecnologia. Segundo a corporação, essas medidas têm ampliado a capacidade de fiscalização e contribuído para o combate efetivo ao transporte ilegal de madeira e outros crimes ambientais na região.




