
A Polícia Federal no Tocantins deflagrou, nesta quinta-feira (24), a Operação Guardião do Futuro V, com o objetivo de reprimir crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão em Palmas, expedido pela Justiça Federal, após a identificação de imagens de abuso envolvendo uma criança, que teriam sido compartilhadas por meio da conta da própria mãe da vítima em uma plataforma de vídeos na internet.
Durante a operação, a criança foi resgatada e encaminhada ao Conselho Tutelar, onde passará a receber acompanhamento psicossocial. Na residência da investigada, os policiais apreenderam um telefone celular e um computador portátil, que serão submetidos à perícia para apurar a extensão dos crimes e identificar possíveis outras vítimas ou envolvidos.
Segundo a Polícia Federal, a investigada poderá responder por posse e compartilhamento de conteúdo de pornografia infantil, cujas penas, somadas, podem chegar a 10 anos de reclusão, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O nome da operação faz referência ao trabalho da corporação na proteção de crianças e adolescentes contra crimes sexuais. As investigações seguem em andamento sob sigilo, com o objetivo de preservar a vítima e garantir o aprofundamento das apurações.




