
O Tocantins registrou um crescimento de 8,3% no volume de atividades do setor de serviços entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta ainda uma elevação de 12,1% na receita nominal do setor, refletindo o aumento na movimentação financeira das empresas. O desempenho positivo reforça a importância dos serviços na geração de emprego e renda no estado.
Segundo o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, os números confirmam o avanço consistente da economia tocantinense. Ele atribui parte dos resultados à atuação do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que tem fortalecido o ambiente de negócios e estimulado o empreendedorismo local. “O crescimento do volume e da receita dos serviços reflete o dinamismo das atividades econômicas no estado”, avaliou.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que embasa os dados, é realizada pelo IBGE desde 2011 e acompanha o desempenho conjuntural do setor em todo o país. O levantamento considera empresas com 20 ou mais funcionários e receita majoritariamente oriunda de atividades de serviços, abrangendo as 27 unidades da Federação.