
Atendendo à solicitação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Prefeitura de Imperatriz, realizou na madrugada deste sábado (05), uma operação conjunta com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (Sutran), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) para inibir a poluição sonora em Imperatriz.
A ação foi motivada por conta de uma denúncia anônima repassada à Ouvidoria Geral do MPMA e encaminhada à 3ª Promotoria de Justiça Especializada da Comarca de Imperatriz, sob responsabilidade do promotor Jadilson Cirqueira de Sousa. A denúncia relatava perturbação sonora provocada pelo uso de carros de som nas imediações das peixarias da Beira Rio, após o horário permitido.
A operação iniciou às 02h da manhã e se estendeu até 04h30, com atuação tanto na região da Beira Rio quanto na Avenida Bernardo Sayão, onde foram realizadas abordagens, vistorias e orientações para garantir o sossego público e o cumprimento das normas ambientais e de trânsito.
Segundo o superintendente da Sutran, Sgt. Eliude Sales, a determinação da promotoria foi cumprida. “A guarnição deveria fazer valer o que foi solicitado pelo promotor. A lei existe para proteger o cidadão e garantir uma convivência urbana saudável e segura. Nosso papel é assegurar que ela seja cumprida.”
O supervisor da operação, o agente de trânsito Vonier, destacou a importância da integração entre os órgãos. “Foi uma ação conjunta muito positiva. A presença das três instituições garantiu mais efetividade e tranquilidade no cumprimento da missão. Atuamos com firmeza, mas sempre com respeito e orientação à população.”
Em caso de denúncia, sobre poluição sonora e outras demandas, a população pode entrar em contato com o Disque Trânsito (99) 99198-6082 ou com a GMI (99) 99120-7328.