O “Festival da BioAmazônia: Inovação e Sustentabilidade” iniciou nesta quarta-feira, 6, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, e segue até o dia 8, deste mês. Com entrada gratuita, o evento, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), destaca a bioeconomia como pilar para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O Festival integra a programação “Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias”, do IBRAM.
O primeiro dia de evento apresentou aos visitantes os mais de 40 estandes de empresas locais que apresentam produtos e tecnologias inovadoras voltadas para o desenvolvimento da bioeconomia, como joias, cosméticos, bebidas, artes, moda, artesanato, e ainda a “Arena da Inovação”, com apresentações de mais de 30 projetos bem-sucedidos na aplicação da bioeconomia na Amazônia, mostrando o impacto positivo da inovação.
Com uma vasta programação, o Festival conta ainda com rodadas de negócios e de crédito e oficina de internacionalização. Durante a abertura do evento, o presidente interino da FIEPA, Hélio Melo Filho, destacou que a feira é um convite para o público conhecer produtos inovadores criados a partir dos recursos da Amazônia.“Este é um espaço que visa promover, divulgar e dar voz aos empreendedores que usam a matéria prima da Amazônia e, com isso, impulsionar a geração de emprego, renda e desenvolvimento para a nossa região”, destaca o presidente.
O Festival da BioAmazônia faz parte do projeto “Jornada COP+”, liderado pela FIEPA, que visa construir uma nova agenda econômica, social e ambiental para a indústria na região. O objetivo é proporcionar uma ampla discussão sobre inovação e sustentabilidade, com atividades voltadas tanto para o setor empresarial quanto para a academia e o público interessado na temática da bioeconomia.