Um carregador de mercadorias de caminhão, profissional popularmente conhecido como “chapa”, de 36 anos, foi absolvido após julgamento pelo Tribunal do Júri realizado na última sexta-feira, 11, na 2ª Vara de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. O crime julgado é o assassinato de João Damasceno Amorim, ocorrido no dia 4/1/2023, por volta das 19h35, em uma casa às margens da Rodovia TO-201, na zona rural de Esperantina, também no Bico.
Conforme o processo, os dois eram conhecidos e, embora tivessem tido uma desavença anteriormente, tomavam bebida alcoólica de forma amigável naquela noite. Sem qualquer discussão relatada no processo, o acusado atacou João Amorim com um golpe de faca no pescoço. Sem reação, a vítima morreu no local. O acusado fugiu, mas acabou preso posteriormente pela Polícia Militar e permaneceu preso até o julgamento popular.
Durante a sessão de julgamento, o Conselho de Sentença, formado por juradas e jurados, reconheceu a existência do homicídio e autoria do “chapa” no crime, mas, por maioria dos votos, decidiu pela absolvição. Após a decisão popular, por volta das 12h, o juiz presidente do Júri Alan Ide Ribeiro da Silva proferiu a sentença com o resultado do julgamento e revogou a prisão preventiva do acusado.
Autor da denúncia rejeitada pelos jurados, o Ministério Público ainda pode apelar ao Tribunal de Justiça.