Fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), lotados na unidade de controle de mercadorias em trânsito do Itinga, localizada em Dom Eliseu, nordeste paraense, apreenderam, na sexta-feira, 26, 20 toneladas de óleo de palma refinado no valor de R$ 146.825,5. A mercadoria tinha nota fiscal emitida em 25/07/2024 às 12h18 com origem em Paragominas (PA) e destino a Jaboatão dos Guararapes (PE).
“A análise dos documentos fiscais mostrou que nas informações complementares ficou registrada a compra da mercadoria feita por meio de uma outra nota fiscal, emitida em 25/07/2024, na cidade de Imperatriz (MA). Isso levantou a suspeita para fiscalização, devido esse tipo de operação ser praticamente impossível em curto espaço de tempo”, disse o coordenador da unidade, Gustavo Bozola.
A empresa estava registrada, no cadastro de contribuintes da Sefa, como ativo não regular, por estar inscrita em Dívida Ativa. “Outra coisa que levantou dúvidas era que na nota fiscal havia carimbo da unidade de fiscalização da Sefa em São Francisco. O motorista do veículo confessou que a carga saiu de Tomé Açu no Pará, em divergência das documentações fiscais apresentadas”, contou o fiscal de receitas estaduais.
Foi lavrado o Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor total de R$ 31.714,33 correspondente ao imposto e multa.