Quem visitar o hall de atendimento da sede do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), na Vila Palmeira, em São Luís, a partir desta segunda-feira (19), terá a oportunidade de olhar a exposição com imagens de acidentes que ocorreram ao longo dos anos e foram registrados por repórteres fotográficos dos principais jornais de São Luís.
São 30 fotos instaladas em quinze painéis de 2 metros de altura por um de largura, frente e verso. O objetivo é usar cenas reais para chamar a atenção de motoristas, motociclistas e pedestres para a importância de seguir as regras de segurança do trânsito, ainda mais, com a chegada das festas de Natal, Ano Novo e as férias, quando cresce o movimento de veículos nas cidades e estradas e o aumento de acidentes.
As fotografias apresentam acidentes fatais e não fatais ocorridos em São Luis e em rodovias federais. Fazem parte da ação estadual da campanha nacional lançada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em setembro: “Pare, pense e mude, parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes”.
A intenção do Detran-MA é que a exposição seja itinerante, sendo levada, posteriormente, para os postos do Detran na capital e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado, neste momento em que o Brasil promove a campanha “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito 2011-2020”.
“A iniciativa visa sensibilizar a sociedade no sentido de diminuir o número de acidentes de trânsito e, consequentemente, reduzir o número de mortes causadas por esses desastres. Esperamos que no Natal, e nas festas de fim de ano, todos tenham mais consciência no trânsito para que não sejam mais um nos índices de mortes”, destacou o diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.
Para o coordenador da Educação para o Trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes, a situação no trânsito só muda se o motorista mudar. “Deve existir uma consciência sobre o valor da vida. Queremos uma mudança de comportamento”, disse, ao lembrar que 1,3 milhões de pessoas morreram em 2009, vítimas de acidentes de trânsito no mundo todo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Motos
Este mês, o Detran retomou nas rádios AM da capital e do interior do Estado uma campanha voltada aos motociclistas em virtude do número cada vez maior de vítimas e da ocupação de leitos hospitalares e de UTI com vítimas de acidente com moto. No estado, as vitimas com acidente com moto ocupam mais de 63% dos leitos de hospitais e representam 42% de todos os casos de paralisia.




