A atual prefeita, Lafaete Milhomem, já recebeu sinalização que o ex-prefeito Ronaldo Parente estaria aberto para conversar sobre um possível apoio à reeleição da prefeita. Adversários históricos no município, Lafaete e Ronaldo estão hoje sob a ameaça do levante do grupo liderado por Claudivan Tavares.
Claudivan foi derrotado por Lafaete em 2008 e tem se mantido firme no propósito de se tornar prefeito em 2012. Para isso ele demonstrou força ao conduzir a vitória do atual governador Siqueira Campos contra Carlos Gaguim, mesmo a prefeita contando com toda a estrutura dos governos estadual e municipal. Outro ponto importante foi Claudivan convencer o grupo que tradicionalmente apoiava o deputado estadual, Raimundo Moreira, liderado por Ronaldo Parente, à apoiar o deputado estadual, José Geraldo, que mesmo não sendo do Bico do Papagaio, ficou em segundo lugar no município, obtendo 24% dos votos válidos.
Agora, Ronaldo e Lafaete podem sentar e se acertar na troca de apoios em 2012. Ronaldo se propõem a apoiar a reeleição de Lafaete, pois ela teria direito apenas a mais um mandato, enquanto o apoio a Claudivan resultaria em uma possível espera de oito anos. Em troca Lafaete indicaria Ronaldo como seu candidato em 2016.
O problema também afeta o Palácio Araguaia. Ronaldo é homem de confiança do governador Siqueira Campos e teria a preferência do governo. Mas Claudivan também apoiou o atual governo e espera a retribuição, tendo o reforço do deputado José Geraldo que compõe a base de sustentação na Assembléia Legislativa.
Atualmente a maioria das indicações para os cargos do governo estadual em São Bento, passaram pelas mãos de Claudivan. Ronaldo segue estudando o que fazer. Já Lafaete, fica preparada esperando um racha, pronta para acolher os insatisfeitos.




