O grupo político do atual prefeito de Ananás, Valdemar Nepomuceno (PSD), tem comemorado a intenção da comunicadora e empresária Letícia Cardoso (PRD) e do empresário Robson do Zé Geraldo (UB) disputarem a Prefeitura.
O grupo entende que a presença de ambos na disputa aumenta as chances de reeleição de Valdemar, pelo fato de dividir os votos da oposição, assim como aconteceu em 2020, quando Val Sousa, com uma candidatura independente, surpreendeu e venceu o principal grupo opositor de Valdemar, o MDB de Anália Borges, que ficou em terceiro lugar. Val conseguiu 24,81% dos votos válidos, enquanto Anália obteve 23,93%. Valdemar venceu com 48,16%. Na disputa ainda esteve o independente Macione do Quilin (CIDA), que atingiu 3,09%.
Val Sousa, que foi o segundo colocado em 2020, foi cooptado pelo grupo de Valdemar e hoje está na situação. Porém, os articuladores do prefeito não acreditam que Val consiga trazer grande parte da votação, e por isso, a fragmentação da oposição é vista como ponto-chave na reeleição de Valdemar.