As equipes de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram entre os dias 06 a 11, operações em diversos ponto da região do Bico do Papagaio, com o objetivo de coibir a pesca predatória e conscientizar os ribeirinhos, por meio da educação ambiental e da importância em respeitar o período da Piracema. Nas ações as equipes recolheram redes malhadeiras, além de pescados e materiais de predatórios.
Uma equipe da Unidade Regional de Araguaína realizou sua ação no rio Araguaia, entre os municípios de Araguaína e Xambioá, onde foram apreendidos 480 metros de redes e também não houve aplicação de multas. Nesta ação a equipe da Unidade contou com o apoio da Companhia Independente da Polícia Ambiental (CIPAMA).
Na Unidade Regional de Araguatins as operações foram feitas no trecho do rio Araguaia e também no rio Tocantins, entre os municípios de Esperantina e São Sebastião, resultando no recolhimento de 450 metros de redes, entre outros materiais predatórios, tais como uma tarrafa, duas caixas de isopor e ainda 20 quilos de pescado que foram doados à comunidade carente do município de Buriti do Tocantins.




