A Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários de Marabá (Seaspac) realiza o projeto “Secretaria Itinerante”, nos próximos dois dias, em localidades da zona rural. Na sexta, dia 10, o PA Lajedo recebe o serviço e no sábado, dia 11, será a vez da Vila Sororó.
No PA Lajedo, a ação ocorre a partir das 9h na Escola Olavo Bilac. Os serviços ofertados serão: primeiro cadastro e atualização do CadÚnico; emissão da carteira de idoso; agendamento e orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC); requerimento de passe livre para pessoas com deficiência; pedido de segunda via da certidão de nascimento; atendimento social; e outras orientações.
Na Vila Sororó, a programação a partir das 9h, na Escola Adelaide Molinari. Por lá, os serviços serão: primeiro cadastro e atualização do CadÚnico; emissão da carteira de idoso; agendamento e orientação sobre BPC, orientação jurídica; e atendimento a mulheres vítimas de violência.
Para as duas ações, os documentos originais necessários são: cartão do bolsa família / NIS; RG; CPF; carteira de trabalho; título de eleitor; certidão de nascimento; certidão de óbito; declaração de separação de corpos; comprovante de endereço ou de residência, caso esteja em nome de outra pessoa; e declaração da escola atual dos filhos (4 a 18 anos).
O projeto
O “Secretaria Itinerante” surgiu com o objetivo de levar os serviços de assistência social às localidades que não são cobertas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), principalmente da zona rural.
“Nós levamos o serviço da proteção básica a todos: CadÚnico, carteira do idoso, cadastramento junto ao CRAS, encaminhamentos para benefícios e também rodas de conversa, o serviço da Coordenadoria da Mulher em relação à violência e todos os serviços que podem ser acessados aqui, como os benefícios eventuais do auxílio funeral, auxílio natalidade, a questão do leite. O objetivo da secretaria é sempre levar o serviço e garantir direitos a todos aqueles que necessitam dessa política”, explica a titular da Seaspac, Nadjalúcia Oliveira.
No caso dos atendimentos a mulheres vítimas de violência, elas são encaminhadas para o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) onde podem ser acompanhadas por psicólogo, assistente social e pedagogo.
Em 2023, o “Secretaria Itinerante” já atendeu diversas localidades: Brejo do Meio, Santa Fé, Três Poderes, Zé do Ônibus, São Raimundo, Capistrano de Abreu, Vila União, KM 21, PA Escada Alta, Talismã, Socorro, Itainópolis, Geladinho, Matricha, KM 06, Murumuru, Espírito Santo e região do Contestado.
“A equipe itinerante agora está trabalhando em cima de três eixos: CRAS, cadastro único e Coordenadoria da Mulher. Então, nós estamos intensificando esses três trabalhos para chegar na ponta e realizar o atendimento. Desde a atualização cadastral, a carteira do idoso e o atendimento à mulher vítima de violência. Então, o nosso foco é intensificar ainda mais essas ações e assim fazer com que cheguemos em toda a nossa população carente de Marabá”, destaca o diretor técnico da Seaspac, Luiz Silva. (Ronaldo Palheta)