Com a participação efetiva no projeto Paciente Seguro, o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG) recebeu nos últimos dias 25 e 26, a visita da equipe da Diretoria de Qualidade Hospitalar da Superintendência de Unidades Próprias Hospitalares (SUPH). O encontro foi marcado por diversas atividades de protocolos assistenciais e oficinas.
A atividade objetivou sensibilizar os trabalhadores da saúde e a população sobre a importância dos cuidados relacionados à segurança do paciente, em especial as práticas assistenciais.
Para a diretora de Qualidade Hospitalar, Ariana Coelho, “o projeto tem como objetivo promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intra-hospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde. Pois com o cronograma bem dinâmico escuta especializada, apresentação do projeto e visita técnica no interior na unidade hospitalar, com intuito conhecer a realidade e buscar melhores condições de funcionamento do serviço a ser aperfeiçoado e implantado”.
“O serviço de segurança do paciente na assistência, além de melhorar as condições da assistência direta, trata também do suporte especializado para equipe assistencialista, auxiliando assim nas respostas das demandas administrativas e judiciais, notificações diversas e minimiza as negligências na assistência”, comentou a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa.
“A vinda da Direção do núcleo de qualidade, a nossa unidade hospitalar é de grande importância para que possamos implantar a ‘qualidade’ tendo como foco principal a garantia das boas práticas do serviço de saúde e a melhoria contínua no processos de cuidado e na disseminação e ampliação da melhoria na assistência prestado aos nossos pacientes”, disse a coordenadora do Núcleo de Saúde do Paciente (NSP), do HRAUG, Márcia Denis Oliveira Vieira.
Segurança do Paciente
A política nacional de Segurança do Paciente foi instituída em 2013 com o objetivo de promover a cultura da segurança do paciente no País, por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. Desde então, foram implementadas diversas iniciativas para garantir que os pacientes recebam um atendimento seguro e de qualidade.