
Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins (IFTO) estiveram nesta sexta-feira, 6, em frente à Prefeitura Municipal de Araguatins, no Bico do Papagaio, tentando falar com o prefeito cassado Aquiles da Areia (PP). Ele continua no cargo, respondendo pela gestão municipal, até decisão de um órgão colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), caso ele apresente recurso. Até o momento, a defesa do prefeito usou embargos de declaração junto a 10ª Zona Eleitoral, na tentativa de protelar o andamento.
Os alunos do IFTO buscaram sem sucesso, falar com o prefeito, para cobrar medidas sobre a promessa de asfaltamento dos cerca de 3,5 km da Avenida Castelo Branco (antiga estrada do IFTO), que liga o bairro Nova Araguatins até a entrada da unidade de ensino.
Há pelo menos 7 anos e meio, funcionários, estudantes, prestadores de serviço, visitantes e moradores do bairro Santa Tereza, sofrem com o abandono e descaso do poder público municipal com a via, que começou a enfrentar problemas mais graves, a partir da metade do mandato do ex-prefeito Lindomar Madalena, toda a gestão Cláudio Santana e agora continua com Aquiles da Areia.
O senador Eduardo Gomes (PL), ainda na gestão Cláudio Santana, prometeu arrumar recursos junto ao Governo Federal, para fazer a obra e ainda se compromissou em ampliar a ponte sobre o Rio Taquari. A promessa foi refeita já na gestão Aquiles, mas o que se viu até o momento foram apenas palavras.
Segundo a classe, além da dificuldade de tráfego, o problema tem influenciado também no preço do passe, pois, segundo eles, a empresa responsável pelo transporte dos alunos se vê na obrigação de aumentar o seu valor pelo custo na manutenção dos veículos, que ficou mais alto, devido má qualidade da estrada.
Aquiles não recebeu os estudantes, e enviou o secretário de Administração, Antônio Edson Rodrigues Gomes, que, segundo a classe, prometeu solução para o problema para daqui há 60 dias.




