O governo do Pará dentro da política estadual de incentivo de vacinação contra a Covid-19 passa a exigir, a partir desta segunda-feira, 6, comprovante de imunização no estado, para entrada em bares, restaurantes, cinemas, teatros, equipamentos turísticos, igrejas e outros locais. Há possibilidade de multa para quem descumprir o novo decreto.
Com o novo decreto, não haverá mais restrições existentes em relação à ocupação de locais e horários. Todos os locais poderão funcionar com 100% da capacidade, inclusive eventos esportivos, religiosos e shows.
A única condicionante é o comprovante de vacinação, das duas doses, além do uso de máscara, que segue obrigatório em qualquer local fechado ou aberto em todo Pará.
O anúncio foi feito por causa da baixa procura por vacinação em algumas regiões. Nesta sexta-feira, o governo confirmou que pouco mais de 400 mil doses de vacina contra a Covid-19 tem prazo de validade até 15 de dezembro.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), cerca de 2 milhões de pessoas estão com doses em atraso em todo estado e um milhão também está em atraso com a segunda dose.
No Pará, 5,3 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 3,5 mil também a segunda e 300 mil tomaram a dose de reforço.
Segundo o procurador Geraldo estado, Ricardo Sefer, “todas as pessoas devem portar” o comprovante de vacinação, seja em papel ou no celular, além do documento oficial com foto.
Os órgãos de segurança municipais e estaduais serão os responsáveis pela fiscalização. Menores de 12 anos não precisam comprovar vacinação.




