
Os deputados estaduais membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a atuação da empresa Vale. S.A no Pará, devem convocar os prefeitos de Parauapebas, Darci Lermen e a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, para explicarem sobre arrecadação de tributos, Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), planos de segurança de barragens, responsabilidade socioambiental, os investimentos da mineradora na região, entre outras questões.
Os dois municípios possuem as maiores reservas de minério do mundo exploradas pela Vale e juntos representam 65% da produção mineral do Brasil.
“Queremos saber como está a questão da arrecadação financeira, já tivemos informações da baixa de pagamentos nas alíquotas pela Vale, se existem investimentos em planos de segurança em barragens onde estão os projetos de exploração mineral. É uma empresa eficaz e traz resultados, mas o Estado do Pará continua ficando de fora. Por isso essa CPI trabalha para buscar respostas à sociedade e soluções para o desenvolvimento do nosso estado”, disse, Eraldo Pimenta, presidente da CPI da Vale.




