
Em 2021, o Tocantins superou a média nacional de atualização do Cadastro Único, com a marca de 69,97% de atualizações cadastrais, média atingida graças ao trabalho de orientação, capacitação e acompanhamento desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Ministério da Cidadania, junto às gestões dos 139 municípios do Estado. Além de qualificar os profissionais dos municípios para desenvolver as políticas públicas, o Governo ainda repassa as informações atualizadas para os beneficiários.
A taxa média de atualização cadastral Nacional (TAC) é de 66,61%.
“Por meio das atualizações do Cadastro Único, no Tocantins, em 2021, foram identificadas 298 mil e 164 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”. Famílias com até meio salário mínimo no Estado: 227.469 famílias e o número de famílias, com até meio salário mínimo, com cadastro atualizado chega a 159. 158 famílias, informa a técnica da Gestão Estadual do PBF, Régina Mercês.
Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias: entre eles, programas habitacionais e Bolsa Família. Neste mês de junho, 122 mil e 73 famílias, inscritas no Cadastro Único, recebem o benefício “Bolsa Família”, informa.
Cadastro Único
É a porta de acesso aos programas e benefícios sociais, tais como o Bolsa Família e programas habitacionais, dentre outros.
É por meio do Cadastro Único que são identificadas e caracterizadas as famílias de baixa renda, permitindo que o Governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.




