A Polícia Militar, por meio do 9º Batalhão da PM (9º BPM), concluiu nesta quarta-feira, 04, o curso de Instruções de Tiro para as oito turmas de policiais militares da unidade com o objetivo de capacitar quanto ao uso, manutenção e manejo das pistolas Glock: G22/Gen5 e G23/Gen4, calibres .40 e Carabina Imbel IA2, calibre 5,56.
As instruções teóricas aconteceram no auditório do quartel do 9º BPM e as aulas práticas em um estande de tiro da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. O curso com uma carga horária de 16 horas/aula, teve início no dia 8 de outubro. Foram dois dias de instruções para cada turma, sendo duas turmas por semana.
Ao todo 150 policiais militares do serviço operacional, administrativo e colégios militares da área do 9º BPM foram capacitados a usarem os armamentos, após instrução quanto ao correto conhecimento e capacitação no uso, manejo e manutenção das novas armas adquiridas pela Polícia Militar do Estado do Tocantins.
O curso realizado pelo 9º Batalhão foi em consonância com a nota de instrução elaborada pela Seção de Planejamento, Instrução e Pesquisa do 9º BPM, a P/3, assinada pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis.
Para as aulas de instrução teórica, o curso teve uma estrutura curricular com conceitos, desmontagem completa, montagem, limpeza e manutenção, troca e intercambiabilidade de peças. O comandante e o subcomandante do 9º BPM, tenente-coronel Reis e capitão José Carlos da Costa Abreu foram os supervisores do curso.
Os instrutores responsáveis pela ministração foram do próprio 9º Batalhão. A equipe contou com o subtenente Edmar Silva Miranda e o soldado Vonilson Lopes da Silva. A Instrução Tática Individual ficou a cargo das equipes de Força Tática da Unidade. No encerramento das instruções com a 8ª e última turma, tenente-coronel Reis fez questão de homenagear os dois instrutores com uma placa de reconhecimento. A entrega ocorreu no auditório do quartel após as palavras de agradecimentos.
Os policiais militares capacitados na instrução utilizarão com segurança o referido armamento, fazendo com que a Polícia Militar e a sociedade ganhem em virtude da aplicação da instrução voltada especialmente aos princípios de direitos humanos. (Ascom 9 BPM)