O Maranhão tem 13 municípios incluídos no Programa de Capacitação em Agroextrativismo no Cerrado (Ecótono Cerrado/Amazônia), que será desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação (Ecodata), com apoio do Banco do Brasil.
Outros temas, como cidadania, legislação ambiental e trabalhista, ética e direitos humanos também estão incluídos no programa, que tem por objetivo ajudar os trabalhadores a potencializar o manejo da vegetação e a utilizar os recursos naturais da região sem destruí-los, gerando um complemento na renda familiar.
Com carga horária de 200 horas/aula o curso vai beneficiar, diretamente, aproximadamente 2.500 famílias de 60 municípios do Maranhão, Goiás, Tocantins e Minas Gerais, além da cidade de Planaltina (DF). Indiretamente serão favorecidas mais de 20 mil pessoas.
Os municípios maranhenses contemplados são: Imperatriz, Açailândia, Estreito, João Lisboa, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, Governador Edison Lobão, Campestre, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Montes altos, Sítio Novo e Lajeado Novo.
Seminário
O seminário de lançamento do programa acontece no Centro de Convenções, em Imperatriz, na próxima segunda-feira (16), a partir das 9h. Tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e contará com a presença de secretários de Estado, entre os quais o de Meio Ambiente, Washington Rio Branco, representantes de órgãos estaduais ligados ao setor agropecuário e do Governo Federal.




