
Na semana passada, indígenas venezuelanos da etnia Warao ganharam um novo espaço que foi totalmente reformado e adaptado, inclusive para atender os seus costumes, na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará.
“É um espaço melhor para oferecer qualidade de vida para os estrangeiros e para a realização de suas atividades”, explica Celso Ricardo, secretário de Assistência Social de Parauapebas.
A coordenadora do Acolhimento dos venezuelanos, Urdiancyra Batista, conta que o novo espaço proporciona um ambiente mais adequado para o atendimento, tantos para os venezuelanos quanto para os servidores.
“Agora, o acolhimento é institucional e envolve todas as secretarias. Temos um professor que é cedido pela Educação, temos um técnico de enfermagem cedido pela Saúde, contamos com uma equipe técnica que fica o tempo todo aqui com assistente social, sociólogo e um psicólogo que dá esse suporte pra eles”, relatou a coordenadora.
O espaço conta com espaço amplo, uma sala de aula, um auditório que poderá ser utilizado para as atividades religiosas e quartos adaptados com redes, além de salas para atendimentos individualizados com os profissionais. (Anne Costa/Fotos: Jhonathan Felipe)




