Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, dezembro 17, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARAUAPEBAS: Hospital Yutaka Takeda alerta para cuidados com a saúde mental de profissionais da saúde

Noticias Relacionadas

Os profissionais da saúde que estão atuando no combate a Covid-19, integram o grupo dos mais vulneráveis às consequências emocionais e psicológicas nesta pandemia. Encarando rotinas exaustivas para cuidar de pacientes infectados, o medo do contato contínuo com a doença e, em muitos casos, o distanciamento da família, o amparo a saúde mental desses profissionais é primordial.

Atento a esta questão e visando prestar o suporte necessário para enfrentar este momento, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde em Parauapebas (PA), implantou ações para cuidar da saúde mental dos profissionais, como a oferta de atendimento psicológico, momentos de descontração com refeições especiais, dinâmicas e acompanhamento regular do médico do trabalho.

Segundo a psicóloga do HYT, Andreza Oliveira, neste período de pandemia é essencial que os serviços de saúde disponibilizem um espaço para que os profissionais de saúde possam expressar as suas subjetividades e angústias, seja em um atendimento individual ou em grupo.

A profissional destaca ainda sobre o estresse causado pela ansiedade. “A ansiedade visa antecipar um perigo iminente. Uma das características deste estado é o afunilamento da atenção, onde a pessoa define um foco em determinado objeto, que não era necessariamente para ser focado, prejudicando a realização de tarefas do cotidiano”.

A psicóloga ressalta ainda os principais sentimentos relatados pelos profissionais de saúde, neste momento de pandemia. “As principais queixas são de ansiedade, medo, desconforto, tristeza e a sensação de ser rotulado como uma pessoa que transmite uma doença. Isso faz com que a pessoa experimente várias emoções e inseguranças, que podem ser prejudiciais”, relatou a profissional. “É preciso lembrar que todos nós temos limitações, somos humanos e temos nossas características próprias”, finalizou Andreza.

A psicóloga ainda destaca algumas dicas para os profissionais de saúde gerenciarem a ansiedade:
– Ficar atento aos sentimentos e, ao perceber a ansiedade ou outras situações negativas, buscar ajuda;
– Voltar a atenção aos protocolos da instituição, eles dão segurança ao trabalho e garantem a qualidade da assistência;
– Buscar técnicas de respiração, de acordo com a preferência. Isso pode proporcionar uma sensação de calma e relaxamento;
– Entender que não é possível controlar o que os outros pensam sobre nós;
– Aceitar os próprios limites.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias