Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, janeiro 15, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Manifestantes são presos por provocar aglomeração durante protestos no Pará

Noticias Relacionadas

Operação integrada do Sistema Estadual de Segurança Pública evitou episódios de violência, na manhã deste domingo (7), no Mercado de São Brás, em Belém. O policiamento ostensivo inibiu a aglomeração e o descumprimento do Decreto Estadual n° 800, que proíbe aglomeração acima de dez pessoas para evitar a disseminação da Covid-19.

Nas abordagens, foi detectado que algumas pessoas portavam materiais explosivos, máscaras, rojões, spray para pichação, escudos, produtos inflamáveis, além de faca, balaclava (touca ninja) e trouxinhas (pacotes) com pólvora. Os responsáveis foram conduzidos à Seccional da Cremação, para prestar depoimentos, assim como os que estavam aglomerados.

A manifestação transcorreu normalmente, especialmente para quem respeitou o decreto, mantendo a distância recomendável pelas instituições de saúde, evitando aglomerações e tumulto e fazendo o uso de máscaras. “As abordagens foram direcionadas a grupos que estavam munidos de artefatos não permitidos. Foi respeitada a manifestação pacífica, dentro do estabelecido no decreto governamental”, disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Ao todo, 112 pessoas foram detidas, 96 adultos e 16 menores de idade. Todos foram conduzidas para a Seccional da Cremação. A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) com a integração das polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Corpo de Bombeiros, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e Guarda Municipal de Belém. 

O trabalho contou, ainda, com o apoio da Inteligência da Segurança Pública, que identificou o ponto previsto para a manifestação. “Estamos monitorando todas as ações que vão de encontro ao decreto do governo do Estado, que ainda impede a aglomeração de mais de dez pessoas em virtude da proliferação da Covid-19. Como nos demais manifestos ocorridos no Estado, nossos agentes de segurança atuaram para que o decreto fosse cumprido, evitando aglomeração de pessoas”, explicou o secretário.

Na manifestação deste domingo, segundo Ualame, foram identificadas pessoas portando objetos ilícitos. “Em razão disso, algumas pessoas foram autuadas e levadas à delegacia para prestar depoimento, sendo liberadas em seguida. Enquanto nosso Estado estiver sob o regime de quarentena, vamos atuar para proteger a população de uma nova onda de contágio”.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias