
Mesmo sem nenhuma comprovação cientifica, os pacientes com sintomas ou com testagem positiva para a Covid-19, já estão recebendo da Prefeitura de Marabá, kit de medicamentos com cloroquina para tratar a doença, desde que apresente a receita médica, da rede pública, usuários do Sistema Único de Saúde, ou da rede particular de saúde, e documento de identificação. A entrega dos medicamentos começou nesta sexta-feira (22).
Para realizar o atendimento à população, a Secretaria de Saúde instalou um trailer em frente ao Hospital Municipal de Marabá onde é feita a entrega do kit contendo cloroquina, azitromicina, ivermectina e zinco. Nos próximos dias serão instalados novos pontos em outros núcleos da cidade.
Os kits foram conseguidos por meio de aquisição da Prefeitura de Marabá e de doações feitas à Secretaria Municipal de Saúde. São previstos um total de 12 mil kits. O trailer estará aberto à população diariamente, das 8 às 17 horas.
Cloroquina se mostra ineficaz
Nesta sexta-feira (22), a revista The Lancet publicou os resultados de um estudo sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com 96 mil participantes, a pesquisa mostrou que os medicamentos não apresentam benefícios contra a doença.
Além da constatação, o estudo aponta que o uso dos remédios pode representar um risco maior de morte e agravamento do quadro cardíaco do paciente hospitalizado em decorrência da infecção pelo vírus.
Ao todo, foram 96.032 pacientes observados para obtenção do resultado. Eles estavam internados em 671 hospitais de seis continentes. As internações ocorreram entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril deste ano. Com base no número de participantes, esse é o maior estudo do tipo já realizado.




