
A atuação do senador tocantinense, Eduardo Gomes (MDB), foi fundamental, para agilizar a repatriação de estudantes tocantinenses, entre eles, moradores do Bico do Papagaio, além de paraenses, do Paraguaia para o Brasil, em meio a crise sanitária do coronavírus (Covid-19).
Gomes articulou junto ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo, agilidade na liberação junto ao governo paraguaio, já que a fronteira entre os dois países estão fechadas.
O grupo de 200 estudantes brasileiros que cursam Medicina, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, terminou de embarcar para seus estados de origem, Pará e Tocantins, neste sábado, 18, em Ponta Porã, município sul-mato-grossense na fronteira do Brasil com o país vizinho.
Os alunos viajam em ônibus fretados. As aulas no Paraguai estão suspensas, fruto de medida de enfrentamento à pandemia de novo coronavírus no país. O primeiro grupo, com 90 pessoas, embarcou ainda na sexta, 17, com destino a Tucumã, na região de Carajás, no Pará. O restante partiu rumo a Palmas, no sábado. O embarque foi feito em frente à Câmara de Vereadores de Ponta Porã.
Os estudantes foram orientados a manter os pagamentos de aluguel e mensalidades, uma vez que as faculdades não estão trancando as matrículas.
Os estudantes biquenses chegaram na noite desta domingo, 19, em Palmas e devem seguir em outro transporte para suas cidades na região.




