Com o objetivo de debater a conjuntura atual da educação, dirigentes municipais de educação do Bico do Papagaio se reuniram nesta quarta-feira, 18, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, durante o IV Fórum Estadual Extraordinário da Undime. O evento contou com a participação de prefeitos e de representantes do Ministério da Educação. A Undime é a União dos Dirigentes Municipais de Educação.
A Base Nacional Comum Curricular, o Plano de Ação Articulada (PAR), os pisos salariais dos profissionais da área, os processo de elaboração dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração e a analise e avaliação do Plano Municipal de Educação foram os temas discutidos entre os participantes. Porém, aspectos burocráticos estabelecidos pelo Ministério da Educação em parcerias com as prefeituras foi o principal tema do fórum.
“Precisamos de uma discussão mais ampla sobre os critérios de avaliação de obras executadas com recursos do FNDE e sobre as pendências apontadas pelo Ministério da Educação na prestação de contas da merenda escolar, pois às vezes pequenos valores insignificantes levam ao bloqueio de recursos destinado a refeição dos alunos, ao gerar todo um problema para os Municípios e os beneficiários”, apontou o presidente da Undime e secretário Municipal de Educação de Palmeirópolis, Bartolomeu Moura Junior, em discurso direcionado ao Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Leandro José Franco Damy.




