Segmento fundamental do setor agropecuário, a agricultura familiar no Tocantins recebeu reforço, nesta segunda-feira, 16. Em solenidade no Palácio Araguaia, em Palmas, o senador Ataídes Oliveira (PSDB) entregou simbolicamente 10 dos 94 tratores destinados a 88 municípios tocantinenses, sendo que destes, 16 foram municípios biquenses. Na mesma cerimônia, foi lançada a 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).
Com investimentos de R$ 15 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os maquinários foram adquiridos com recursos provenientes de emenda orçamentária da bancada federal do Tocantins.
Foram contemplados no Bico do Papagaio os municípios de Araguatins, Tocantinópolis, Ananás, Axixá, Buriti, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Palmeiras, Riachinho, Sampaio, São Miguel, São Bento, São Sebastião, Santa Terezinha e Xambioá.
Ao destacar a importância da agricultura familiar para a economia do país, o senador Ataídes citou dados do último censo do IBGE. Além de fornecer 70% dos alimentos nas nossas mesas, a agricultura familiar emprega 19 milhões de brasileiros”, afirmou.
Ao considerar a questão fundiária um dos gargalhos do setor no Tocantins, Ataídes defendeu abertura de linhas de crédito e incentivo fiscal para os pequenos produtores.
Equipados com carreta e outros implementos, os tratores vão ajudar a aumentar a produtividade e a renda nas pequenas propriedades rurais.
O prefeito de São Bento do Tocantins, Ronaldo Parente (PSDB), destacou a importância dos equipamentos. “Sem dúvidas uma grande conquista aos munícipes de São Bento, visto que o município passa por um momento crítico na área da agricultura pela falta de maquinários, visto que temos um município extenso e muito necessário o bem adquirido. Sem dúvidas terá como atender os produtores incentivando a produção, visto que é um carro forte na região a agricultura familiar”, disse.
Ronaldo lembrou ainda, que na oportunidade anterior quando foi prefeito, preparou muitas roças comunitárias e entregou para que as pessoas pudessem produzir seu próprio alimento e agora tem o sonho de voltar a realizar esse projeto.






