
Aguiarnópolis, Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis, participaram da solenidade de abertura do 1° Encontro de Capacitação do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) edição 2017-2020, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 15, em Araguaína.
O coordenador do escritório do UNICEF, Antônio Carlos Cabral, afirmou que o Selo leva diversas contribuições para a gestão pública. “Nós contribuímos para realização de políticas públicas que colocam a criança e adolescente em evidência. E para isso, ajudamos na capacitação e realizamos monitoramento de situações. Mas, para receber o Selo, o município deve alcançar os indicadores propostos dentro do cenário de avaliação de impacto social. Além disso, também são avaliadas ações estratégicas desenvolvidas e precisam ser resolvidos os problemas ligados a saúde, educação, proteção e participação social”, considerou.

Já a articuladora do Selo UNICEF no município de Itaguatins, Leia Mendes, falou da importância da capacitação. “O encontro é de fundamental importância porque é o primeiro momento, após a adesão, que os municípios estão reunidos e poderão tirar dúvidas, compreender melhor as estratégias do UNICEF e do Selo, além de entender a metodologia de trabalho para atingir as metas propostas”, disse.
Em sua 3ª edição, adesão do Tocantins do Selo Unicef foi de 61%, com a participação de 87 municípios. Destes, 28 participam da capacitação na região-polo de Araguaína nesta quinta e sexta e outros 45 já participaram das oficinas no inicio desta semana em Palmas. A Capacitação Selo Unicef tem como objetivo qualificar a atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas, sendo o primeiro momento de aproximação com os municípios após o processo de adesão.
Selo Unicef
O Selo é uma certificação internacional que reconhece avanços reais e positivos para vida de crianças e adolescentes, além de agregar a articulação aos municípios para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o infanto-juvenil. Representa uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido Nordestino e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de jovens em situação de vulnerabilidade social, como por exemplo, vítimas de violência, exploração de mão de obra infantil, entre outros. (Adriana Grigolo/Fotos: Carlessandro Souza)




