“Por estas razões, o general sábio pondera, pesa o que há de favorável, desfavorável e decide o que é mais acertado..”
Sun Tzu
ADMINISTRADOR EM LOGÍSTICA
A logística é a especialidade da administração responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização. Sendo uma especialidade da administração que visa suprir recursos, ela envolve também a aplicação de conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia e recursos humanos.
O profissional da área de logística passou a ter uma visão mais globalizada, não ficando restrito ao seu elo da cadeia de suprimentos, mas enxergada a todos os participantes da cadeia. O contato com o cliente final, fez com que também sentisse as dificuldades nas entregas e trabalhasse para uma melhoria contínua.
É um campo de atuação com grande absorção no mercado de trabalho, sendo mola-mestra, numa das áreas fundamentais para o desenvolvimento da economia. Dentro da empresa, os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada. Evitando assim conflitos internos que podem prejudicar todo o planejamento logístico. Neste caso departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva com um único objetivo.
Realizar um bom trabalho em operações logísticas faz com que os custos sejam reduzidos, proporcionando economia e maximização dos recursos. Criar um planejamento logístico é imprescindível e o administrador foi talhado para construir esta peça, tão importante na execução da logística.
Os profissionais de logística também precisam entender a cadeia de produção da empresa na qual prestam serviço e principalmente as variáveis do ambiente externo, que consequentemente podem afetar o seu trabalho. É de suma importância que o Administrador e profissional da área busquem a integração entre fornecedor e cliente.
Dentro da logística no Brasil, mais precisamente nos diversos modais de transporte, presenciamos uma grande necessidade de inserir o administrador nas discussões e na execução dos planos de logística. Há mercado para profissionais na gestão do transporte brasileiro, pois temos um país extenso e de grande produção agrícola e industrial que precisa de mobilidade.
Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com




