Desde 2007 a viúva Elzenir de Araújo Cunha, moradora do município de Itaguatins foi retirada de sua residência no povoado Castanheira, por agentes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com a promessa de receber uma casa de alvenaria. Os agentes retiraram Elzenir e outras seis famílias de suas casas de palha em virtude da presença de insetos Barbeiros, transmissores da Doença de Chagas. Só que já se passaram três anos e a situação de Elzenir piorou, sem nenhuma assistência do Poder Público.
Em 2008 a Prefeitura Municipal de Itaguatins na época administrada pelo ex-prefeito, Vidal Moreno, doou uma residência de taipa com banheiro de alvenaria à Elzenir. A tal residência veio a desmoronar em janeiro de 2009, obrigando a viúva à morar no banheiro, sem qualquer ação da Prefeitura, Câmara, FUNASA, Ministério Público ou Promotoria de Justiça. Elzenir frisa ainda que das sete casas derrubadas na época, quatro foram reconstruídas e doadas a outras pessoas.
Já fazem dois anos que Alzenir reside no banheiro convivendo com todo tipo de latas, baldes, sapados, caixas, panelas e utensílios. Elzenir procurou a Promotoria de Justiça em outubro do ano passado solicitando ajuda para resolver o caso, mas até agora não obteve resultado.




