A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão com o projeto Escola de Conselhos, inicia na próxima terça-feira, 26, um cursos de formação teórica e prática: “Organização e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente” e “Organização e Funcionamento do Conselho Tutelar”.
O vento acontecerá em Wanderlândia e reunirá dez municípios da região: Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Xambioá, Palmeiras, Angico, Ananás, Santa Terezinha, Nazaré e Wanderlândia.
O curso é totalmente gratuito, com carga horária de 60 horas. O público alvo são os conselheiros que atuam nessas áreas nos municípios polos ou nos municípios convidados.
Segundo a pró-reitora de Extensão da Unitins, Arely Soares, o objetivo dos cursos é oferecer subsídio teórico, conceitual e prático para as ações dos conselheiros, referenciando municípios polos para atuação qualificada e exemplar quanto a organicidade e funcionalidade dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares.
A fase presencial será dividida em encontros locais em oito municípios polos e encontros regionais que acontecerão em novembro em Palmas. A fase à distância será realizada por meio de assessoria técnica online.
Os Cursos são desenvolvidos pela Escola de Conselhos da Unitins, no âmbito do Projeto Formação Continuada de Conselheiros de Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Tocantins – Convênio SICONV nº 794183/2013, firmado entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania e o Governo do Tocantins.




