Diante da necessidade de práticas de humanização e bom atendimento nos serviços de saúde pública, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou nesta terça-feira (30), no Ambulatório Central, ação conceitual sobre a importância da praticidade humanizadora no contexto hospitalar, intermediada pelo psicólogo Weslei Alves Azevedo.
Na oportunidade, a educadora física do NASF, Ana Célia Sousa dos Santos, promoveu atividade laboral com os agentes. A boa forma e praticidade de exercícios também são fatores que elevam e condiciona para uma vida mais saúde.
De acordo com Weslei Azevedo, justifica-se a criação de uma ação voltada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela necessidade de se trabalhar o atendimento humanizado, bem como os aspectos psicológicos. “Atualmente, a humanização e o investimento no bem-estar do paciente são objeto de intenso debate na saúde pública e particular. A discussão do tema é necessária, pois os avanços tecnológicos do setor podem caminhar em descompasso com o aprimoramento na qualidade do relacionamento humano”, enfatiza.
A humanização como inovação da prática de saúde é um desafio para um novo modelo de gestão e cuidados no ambiente hospitalar. Um atendimento humanizado pressupõe a união de um comportamento ético com conhecimento técnico e com a oferta de cuidados dirigidos às necessidades dos usuários do serviço de saúde pública. O secretário de Saúde, Jair Teixeira Aguiar ressalta que desde o início do ano o Município tem tentado humanizar, e tornar mais acessível e próximo do cidadão.
“A Saúde do Município não é fácil. A grande questão é a empatia, se colocar realmente no lugar do outro, tratar o próximo como você gostaria de ser tratado, atender como você gostaria de ser atendido, e algumas pessoas acham que isso é impossível no serviço público. Acredito que o atendimento de qualidade, satisfatório e humanizado no serviço público, é sim possível. E para que isso aconteça precisamos muito da ajuda dos agentes comunitários de saúde, já que estes estão diariamente em contato com as famílias”, pontua.
Muitas dificuldades enfrentadas pelos usuários da saúde podem ser evitadas quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita suas opiniões, queixas e necessidades. Dessa foram, a ação visa fortalecer os cuidados essenciais com os usuários dos serviços de saúde pública. “Acredito que com a parceria do NASF, trabalharemos mais fortalecidos, e com essas informações os ACS poderão desempenhar melhor suas atividades, pois a partir de pequenos detalhes é possível desencadear um bom atendimento, e consequentemente melhorar o bem-estar da população”, destacou Weslei Alves. (Dirceu Leno)




