Técnicos do governo do Pará (do Idesp, Sedurb e Segov), sob a coordenação da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), percorrerão, no período de 17 de outubro a 28 de novembro as 12 regiões de integração do Estado para realizar seminários e apresentar um diagnóstico com as informações mais atualizadas sobre a situação da moradia no Pará.
A programação servirá também para discutir um plano de combate ao déficit habitacional, considerando as especificidades de cada região. A iniciativa integra uma série de ações que vêm sendo cumpridas para a elaboração de um Plano para Habitação de Interesse Social no Estado.
Para traçar o diagnóstico que será apresentado nos seminários, os técnicos do governo percorreram em março e abril todas as 12 regiões de integração, onde colheram informações detalhadas sobre a problemática da moradia. Esses dados só serão divulgados oficialmente após a conclusão do plano.
A prioridade agora é definir, em parceria com as populações locais, a melhor estratégia para solucionar os problemas identificados na área habitacional. Os primeiros seminários acontecerão neste sábado, 17, simultaneamente, nas cidades de Capanema (Região Rio Caeté) e em Altamira (Região Xingu).
No dia 24, acontecem os seminários de Santarém (Baixo Amazonas) e Redenção (Araguaia). No dia 28, será em Itaituba (Tapajós). No dia 29, Marabá (Região de Carajás). A programação prosseguirá até 28 de novembro, com o encerramento no seminário de Belém, no auditório da Uepa (Djalma Dutra).
Estão convidados a participar das discussões representantes dos municípios que integram essas regiões, políticos, associações, cooperativas, entidades profissionais, empresários, organizações não governamentais e movimentos sociais ligados à questão da moradia.
Os interessados em participar do seminário regional podem fazer a inscrição pelo site www.cohab.pa.gov.br , clicando no link do PEHIS (Plano Estadual de Habitação de Interesse Social), que contém o calendário completo da programação, com seus respectivos endereços.




