A guerra de bastidores para tentar desatar o nó que o senador Ataíde Oliveira, presidente estadual do PSDB, deu em diversos partidos nesta segunda-feira, 14, envolveu pressão, coação, convencimento, juras de amor e promessas.
Calado, Ataídes iniciou um trabalho de chamamento dos gestores e lhes mostrando a real possibilidade de viabilização de recursos para obras e benfeitorias nos municípios, como casas populares, asfalto e cheques reformas. Para momentos de crises, essas não medidas que devem ajudar fortemente os prefeitos a realizarem ações concretas em suas comunidades.
Após as informações de nomes que estariam ingressando no ninho tucano vazarem, uma enorme mobilização principalmente de PMDB, PR, PSD e PSB foi travada nos bastidores para tentar evitar ou diminuir as perdas.
O resultado foi que esse grupo de partidos ainda chegou a arrancar seis prefeitos que já estavam com o “pé” dentro do PSDB, na noite de domingo, 13. Sem contar que o rombo que Ataídes pretendia fazer era ainda maior, principalmente se o PMDB não tivesse agido forte, bem antes do jantar no restaurante do Girassol Plaza.
Entre os gestores que recuaram da filiação nesta segunda-feira, estão dois biquenses, Alexandre Farias (SD), de Sítio Novo e Elisângela Alves (PR), de São Miguel.
Ao webjornal Folha do Bico, na noite desta segunda-feira, a prefeita de São Miguel disse que recuou momentaneamente da filiação, por não ter garantias concretas sobre as obras acordadas. Elisângela explicou que o senador havia se comprometido de destinar R$ 2 milhões em obras para pavimentação e mais cheques reforma, só que teriam sido assegurados mediante regularização do município junto ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), fato que a gestora acha difícil conseguir a normatização ainda este ano, devido os diversos problemas deixados pela gestão anterior. Com a não regularização, o município não conseguirá acesso aos recursos.
Elisângela afirmou ainda que deve conversar com o senador nos próximos dias para tentar encontrar uma saída e resolver a questão de liberação dos recursos, caso aconteça ela ingressará na legenda.
Já Alexandre Farias, afirmou que dois motivos levaram a abortar a filiação. O primeiro seria a reforma política, que não lhe dá segurança para mudanças no momento e o segundo seria seguir o projeto do seu tio, Jair Farias (SD), que é pré-candidato a deputado estadual. Alexandre comentou que tomar um rumo sozinho não seria bom para ele e para o município, e que seguirá para onde Jair caminhar.
Mais um
Por outro lado, Ataídes ainda de domingo para segunda, acabou confirmando a filiação de Paula Macedo, prefeito de Cachoeirinha, que deixou o PV.
Veja lisca oficial de prefeito que se filiaram
1. Cleiton Batatinha (Cristalândia)
2. Ronaldo Parente (São Bento)
3. Miyuki Hyashida (Brejinho de Nazaré)
4. Diogo Borges (Talismã)
5. Laurez Moreira (Gurupi)
6. Dr. Ladir Machado (Nova Rosalândia)
7. Aleno Dias (Babaçulândia)
8. Eduardo Madruga (Wanderlândia)
9. Paulo Antônio (Alvorada)
10. Zé Augusto (Peixe)
11. Nalva Braga (Palmeiras)
12. Kinca Nunes (Araguaçu)
13. Jackson Marinho (Darcinópolis)
14. Paulo Macedo (Cachoeirinha)




