Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, janeiro 21, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Casos de malária aumentam 1633% comparados a 2016

ESTADO DE ALERTA

Noticias Relacionadas

O que estava ruim parecia que não poderia piorar. Mas essa tese não se aplica a Saúde Pública em Araguatins. O Governo Lindomar Madalena terminou seu período 2013/2016 com índices de reprovação altos. Um dos principais motivos foi a Saúde Pública.

A atual secretária municipal de saúde, Edna Veloso, vem conseguindo fazer ainda pior, que seus antecessores. Hospital sem funcionar de maneira completa, programas sem a devida atenção, laboratório municipal fechado, falta de pagamentos e insalubridade a funcionários, unidades Básicas de Saúde do interior operando de maneira desorganizada, retirada de veículos e enfermeiros que atuam diretamente nos distritos e agora números atualizados da incidência de malária mostram um crescimento de 1633% de casos em Araguatins.

Os dados foram conseguidos com exclusividade pelo webjornal Folha do Bico, junto a Secretária Estadual de Saúde e ao Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica – Malária (Sivep–Malária). Os dados são estarrecedores e mostram que nada foi feito até o momento, para estancar a situação preocupante que chegou a saúde pública municipal.

Para se ter uma ideia, nos 12 meses de 2016, sobre gestão do ex-secretário Rafael Matos, apareceram em Araguatins, 190 casos suspeitos de malária. Destes, apenas 3 eram positivos e confirmaram a doença.

Em apenas 6 meses sob comando da atual secretária Edna Veloso, o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica – Malária (Sivep–Malária), já registra um aumento de 1633% no número de casos confirmados. Pulou de 3 durante os 12 meses de 2016 para 49 em 6 meses de 2017.

Surgiram nada mais, nada menos, que 501 casos suspeitos. Em 2016, foram 190 em 12 meses.

Os números se tornam ainda mais estarrecedores se comparados aos outros municípios do Bico do Papagaio. Segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica – Malária, além de Araguatins, apenas Augustinópolis, tive casos confirmados. Só que a diferença é brutal na comparação. Augustinópolis neste semestre, teve apenas 4 casos confirmados, uma diferença de 1225% a mais em desfavor de Araguatins.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias