Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Sem veículo e sem enfermeira, moradores do Falcão reclamam de piora na Saúde

REIVINDICAÇÃO

Noticias Relacionadas

Moradores do distrito Vila Falcão fizeram contato com o webjornal Folha do Bico, para reclamar dos serviços de Saúde, prestados pelo município na região, que é uma das mais populosas do município. Com mais de mil moradores, o distrito teve um veículo e a enfermeira que prestava atendimento fixo, retirados da localidade.

Um morador contou que até dezembro, Vila Falcão possuía uma caminhonete Mitsubishi, modelo L 200, adquira na gestão de Lindomar Madalena (PSB), por meio de recurso junto ao Governo Federal, para atendimento exclusivo da população do distrito, por meio do Programa Saúde da Família (PSF). Além do veículo, uma enfermeira residia na localidade para atender exclusivamente a demanda do local. Mas em janeiro, a primeira medida da Secretaria Municipal de Saúde, teria sido retirar a enfermeira e o veículo.

“Hoje aqui estamos totalmente desguarnecidos, sem o veículo, que agora fica na cidade e só vem aqui trazer o médico para fazer atendimento e não é nem semanalmente ou quanto alguém está muito mal, quase morrendo. Caso contrário, se for um problema que esteja a beira da morte, o veículo não vem”, disse o morador.

Eles também reclamam que antes, havia atendimento semanal de um médico na localidade. Hoje esse atendimento praticamente não existe. “Não sabemos o que está acontecendo, porque ninguém esclarece. Só sabemos que a situação não é boa”, disse outro morador.

O outro lado

Nossa equipe procurou a Secretaria Municipal de Saúde para que o órgão se posicionasse sobre a situação. Por meio de sua assessoria a secretária, Edna Veloso, disse que os veículos não foram adquiridos pra ficarem na zona rural e sim para levar as equipes de saúde até os assentamentos para realizar os atendimentos médicos, assim como tem sido feito. Durante a noite e finais de semana, ficam de suporte pra atender toda a zona rural e não apenas dois distritos como antigamente.

A atual atitude em relação às caminhonetes foi tomada em relação à finalidade em que as mesmas foram adquiridas pela emenda parlamentar, bem como orientações obtidas no Ministério da Saúde e na Secretaria Estadual de Saúde.

Sobre a diminuição do atendimento médico, Edna Veloso disse que os mesmos não têm diminuído e sim aumentado, pois nos anos anteriores, as consultas eram feitas uma vez por semana no SESP para os moradores da zona rural e atualmente as consultas estariam sendo realizadas diariamente nos postos de saúde nas localidades rurais, pois as equipes são transportadas até a localidade, evitando assim, que os pacientes tenham que se deslocar até a cidade.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias