Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, janeiro 16, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Municípios biquenses já estão aptos para desenvolverem o Programa Criança Feliz

PRIMEIRA INFÂNCIA

Noticias Relacionadas

Após uma semana de aulas teóricas e práticas, 14 municípios biquenses concluíram nesta sexta-feira, 30, a Capacitação de Supervisores e Visitadores do Programa Criança Feliz (PCF) e estão aptos a desenvolverem as ações de cuidado e desenvolvimento saudável na primeira infância. A capacitação aconteceu em Araguaína, no norte do Estado, e foi ministrada por multiplicadores do PCF da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). Uma nova turma inicia em Palmas nesta segunda-feira, 3.

Participam da qualificação em Araguaína os municípios de Aguiarnópolis, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Carrasco Bonito, Itaguatins, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Bento, São Miguel, Wanderlândia, Tocantinópolis, além de Araguaína, Arapoema, Muricilândia, Palmeiras e Campos Lindos.

Para a multiplicadora do PCF na Setas Joelma Coelho, os profissionais capacitados têm tudo para desenvolver trabalho de excelência em seus municípios. “Agora que eles conhecem o Programa, sabem qual é o seu objetivo é foram introduzidos a metodologia de cuidados para desenvolvimento das crianças na primeira infância, eles já podem chegar em seus municípios trabalhando. Porém a capacitação não para por aqui, nós disponibilizamos outros materiais para que eles sigam se qualificando e ainda haverão outros cursos”, afirmou.

A equipe de São Miguel do Tocantins, participou da capacitação com quatro visitadores, um supervisor e um coordenador. Para a coordenadora, Cláudia Frazão, a semana de capacitação abordou todos os assuntos necessários.  “O conteúdo apresentado foi bem completo e tudo que aprendemos aqui vai nos auxiliar nas visitas domiciliares. Precisávamos ter esta técnica para chegar no nosso município  e desenvolver o trabalho com um olhar atento sobre a importância do desenvolvimento na primeira infância”, comentou. 

A primeira turma de capacitação de supervisores e visitadores do PCF no Tocantins iniciou na segunda-feira, 26 e teve carga horária de 40 horas. Durante a semana foram abordados temas como a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, o papel do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Programa Criança Feliz, a acolhida das famílias, metodologia para visitas domiciliares, o papel do supervisor e do visitador, dentre outros.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz tem o intuito de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral e incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. No Tocantins, 42 municípios aderiram à iniciativa. O programa tem como públicos-alvo gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Comunitária (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias