A cidade de Araguatins sediou a VII Conferência Municipal de Assistência Social que esse ano trouxe como tema, “A garantia de direitos no fortalecimento do sistema único de assistência social”. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Araguatins, Cláudio Santana; a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Jacqueline Miranda Parreão; vereadores, o palestrante Deliel Barbosa, o diretor regional de ensino, Paulon Miranda; a presidente do Conselho de Assistência Social, Fátima Matos; membros do conselho; servidores municipais e estaduais, além de usuários dos programas do CRAS/CREAS/SCFV.
“Poder realizar um evento como esse em Araguatins é muito gratificante, pois o sistema só funciona de forma plena com a participação de todos, aqui assistimos as apresentações dos usuários dos programas e de outras instituições parceiras da Assistência Social, também fomos motivados por palestras e pelas contribuições dos participantes. Agora é aguardar as próximas etapas, onde nossos delegados estarão presentes para defender as demandas do nosso município.” disse a secretária Jacqueline Parreão.
A Conferência é dividida é dividida por 4 quatro eixos, formando grupos de debates onde sugerem dez ações para serem desenvolvidas pelo município, seis pelo estado e quatro pela união. No final é levado para plenária as ações elencadas por cada grupo. Por fim foram eleitos quatro delegados, dois do governo e dois da sociedade civil, para representarem o município na Conferência Estadual que acontecem em Palmas no mês de outubro. Os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostas na etapa estadual e após aprovação essas propostas serão levadas para a Conferência Nacional que acontece em Brasília, em dezembro. (Ascom)







