Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deputado Zé Roberto que chefiou o Incra é conduzido para esclarecimentos na PF

OPERAÇÃO ROTA 26

Noticias Relacionadas

Deputado Zé Roberto sendo conduzido para depor na Polícia Federal

Operação da Polícia Federal intitulada “Rota 26” na manhã desta segunda e investiga esquema de desvio de recursos públicos destinados a obras de implantação e recuperação de estradas vicinais em assentamentos de diversos municípios no Tocantins. O objetivo é desarticular suporta organização criminosa que estaria agindo no âmbito do Incra-TO.

É calculado um prejuízo de R$ 1,4 milhão de reais devido deficiência na elaboração dos projetos, impropriedades no acompanhamento e fiscalização de obras, sobreposição de projetos para um mesmo trecho, serviços não executados e pagos e obras executadas fora da área dos assentamentos ou fora da área de acessos a estes, dentre outras irregularidades.

Estão sendo cumpridos 39 mandados judiciais em Palmas, Miranorte, Paraíso, Araguaína, Buritis do Tocantins e Araguatins. Um dos 18 mandados de condução coercitiva foi direcionado ao deputado estadual Zé Roberto (PT). Ele teria sido abordado em sua residência no início da manhã de hoje e escoltado pela PF até a sede da instituição. A informação é de que ele teria ido em seu próprio carro.

Polícia Federal na porta do Deputado Zé Roberto hoje de manhã

Há ainda 21 mandados de busca e apreensão. São alvos o prédio sede da Superintendência Regional do INCRA no Estado do Tocantins, servidores e ex-servidores da Autarquia Agrária, ex-prefeitos, empresários e mais um deputado estadual além de Zé Roberto, ainda não identificado.

Os fatos em apuração configuram, em tese, os crimes de desvio de recursos, falsidade ideológica, fraude em procedimentos licitatórios e organização criminosa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

O nome da operação – Rota 26 – é uma alusão à lendária estrada americana que foi desativada em razão do surgimento de estradas mais modernas. O número 26 é mencionado para identificar a Superintendência Regional do INCRA no Estado do Tocantins – SR-26. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias