Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Vale e SEMMA sob investigação da Polícia Federal em Parauapebas

Noticias Relacionadas

As investigações que a Polícia Federal vem fazendo em surdina em Parauapebas são referentes ao meio ambiente e não aos recursos federais aportados no município. As licenças concedidas pela SEMMA de Parauapebas durante a gestão do Pastor Domires (PV), então gestor da pasta, para que a Vale negociasse com madeireiros paraenses a retirada da madeira oriunda do desmate em N-4 estão sendo revistas por investigadores da PF, em ação conjunta com o IBAMA.

Na sexta-feira, 21, agentes do IBAMA lacraram uma das serrarias onde estavam sendo serradas tais madeiras. Tentamos inúmeras vezes contatar o Pastor Domires para comentar o assunto, todavia o mesmo se encontra incomunicável, em local incerto e não sabido.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (PT), esteve na sexta-feira na direção estadual da Secretaria de Meio Ambiente, em Belém, para tomar ciência dos fatos investigados e providenciar toda a documentação necessária para fazer a defesa do município, automaticamente envolvido no caso.

Segundo apurado, no papel, seriam cerca de 25.000 m3 de madeira em tora que estariam sendo transportados e beneficiados por empresas de Parauapebas e empresários de Paragominas e Ulianópolis, que arrendaram serrarias locais para desdobrar tais matérias-primas.

A discrepância entre a quantidade de metros cúbicos liberados e o que realmente existe é o alvo principal da investigação. Suspeita-se que a Vale foi supostamente ludibriada e teria vendido aos madeireiros, com anuência da SEMMA local e do IBAMA, quantidade maior que a existente. Esse fato estaria sendo usado para “esquentar” madeira retirada ilegalmente no Estado.

É bom lembrar que a mineradora Vale, há alguns anos, negou-se a fornecer matéria-prima para algumas guseiras de Marabá, sob a alegação de que elas estariam comprando carvão ilegal para ser usado em seus fornos. Dois pesos, duas medidas? (Zé Dudu)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias