O secretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, participou nesta quarta-feira (19), com gestores de outros 15 estados, de reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. O encontro teve como objetivo reforçar as ações de controle da dengue e de preparar a rede de saúde para atendimento aos pacientes, nos estados e municípios.
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o Maranhão e mais 15 estados apresentam risco muito alto de epidemia de dengue em 2011. Para essas unidades da Federação, Alexandre Padilha reforçou a importância de se realizar ações integradas entre diversas áreas para o enfrentamento da doença, incluindo setores público, privado e organizações da sociedade civil.
Acompanhado do superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES, Henrique Jorge dos Santos, o secretário José Márcio Leite, informou, logo após a reunião, que os municípios maranhenses de maior risco para a doença serão visitados por técnicos do órgão. A idéia é trabalhar ações preventivas para evitar um surto de dengue.
“A exemplo do que está acontecendo no município de Raposa, em que a SES, prefeitura e comunidade estão juntas no combate ao mosquito Aedes aegypti, vamos estender estes cuidados a todos os municípios que apresentam alto risco”, garantiu o secretário.
No encontro, foi anunciado que as formas graves da doença e os óbitos suspeitos por dengue terão de ser informados ao Ministério da Saúde dentro de 24 horas. Uma portaria regulamentando a notificação deverá ser publicada nos próximos dias. Dengue já é uma das 44 doenças de notificação compulsória em todo o país.




