Depois de ter atingido 3 metros e 45 centímetros abaixo de zero, há cerca de quinze dias, o nível do Rio Tocantins começou a subir desde essa segunda-feira (10), quando avançou 42 centímetros. Agora já são 60 centímetros acima da marca histórica mais baixa.
O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva (Chico Planalto), disse, na tarde desta terça-feira (11), que esta elevação do nível da água se deve a chuvas acima da região da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE).
“A água subiu sessenta centímetros mais poderia ter sido mais, porque para você ter uma ideia a vazão da Usina Hidrelétrica de Estreito estava de 744 mil metros cúbicos por segundos e agora está a 935 mil metros cúbicos por segundos”, disse.
O servidor municipal de Imperatriz disse, ainda, que, ainda, não choveu na região das cabeceiras do rio onde estão localizadas as usinas hidrelétricas de Lajeado e Serra da Mesa.
Na tarde de hoje, Francisco das Chagas, em companhia de servidores da pasta, fez ajustes com a régua telemétrica que é usada para medir o nível da água no rio.
“Estamos saindo neste momento do rio, onde estávamos, contato telefônico com a empresa fabricante da régua, fazendo a calibragem dessa régua”, encerrou o superintendente da Defesa Civil.(iMirante)





