Falando sobre as dificuldades de conseguir sair de Araguatins para estudar e a vida ao lado do pai, trabalhando quando adolescente em uma banca de venda de roupas, o candidato a prefeito pelo PMN, Alday Machado, abriu sua participação na rodada de entrevistas da Rádio Sucesso FM, nesta sexta-feira, 12.
O candidato discorreu sobre temas como geração de emprego, saúde, educação, infraestrutura e agricultura.
Lembrando de algumas de suas realizações, o candidato do PMN falou da experiência de ter sido secretário municipal de Administração e Agricultura e do esforço para ajudar na criação do Sicredi, primeira cooperativa de crédito genuinamente do Bico do Papagaio.
Alday afirmou em sua entrevista que a principal marca de sua eventual gestão será o combate ao desemprego e quer se tornar conhecido como o prefeito que tirou Araguatins do atraso econômico. E elencou Saúde, Educação e Geração de Renda, como o tripé de sua administração.
Questionado como geraria os empregos, Alday falou sobre os números de carteiras de trabalho e comparou o déficit confrontado com cidades menores como Colinas do Tocantins e Guaraí, apontando que vai gerar 3 mil empregos, colocando o agronegócio como principal maneira de alavancar a economia local, priorizando a agricultura familiar, onde espera criar 2 mil empregos.
Sobre a urbanização e infraestrutura, o candidato disse que dará atenção aos bairros, revitalizará as avenidas do centro, criará uma ciclovia nas vias mais movimentadas da cidade, criará um Parque Público na região do brejo e tomará providências quanto a reconstrução da Avenida Araguaia.
Na Saúde, as propostas apresentadas por Alday contemplam a criação de um Hospital Materno Infantil, dedicação aos programas de Atenção Básica e contratação de ortopedista, cardiologia e pediatria, para atendimento na Saúde do município. Perguntado sobre o fornecimento e tratamento de água, o candidato do PMN fez questão de registrar que o consumo de água potável está diretamente ligado as questões de Saúde Pública e garantiu que fará uma auditória no Serviço Municipal de Saneamento (Semusa), para perpetrar uma analise da situação financeira e estrutural do órgão.
Em Educação o candidato garantiu resgatar a autoestima dos profissionais da área, oferecer mestrado e melhorar Ideb.
Ouvintes também perguntaram sobre o que Alday faria com a Farmacom/Cipak, empresa acusada de fraudar recursos de financiamento da Sudam. O candidato disse que pretende retomar o terreno doado a empresa pelo município e tentar buscar a instalação do Senai e Senac no local.
Alday encerrou garantindo a reativação da Secretaria de Agricultura e criação de uma secretaria especifica para Investimento, geração de emprego e renda.
O próximo e último entrevistado será Aquiles da Areia (PRB), neste sábado, 13, às 9h.