Desde ontem, segunda-feira, 6, o trabalho prestado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às comunidades ribeirinhas do Pará ganha o reforço da Marinha do Brasil. O INSS já presta atendimento itinerante aos municípios da região Norte, que não possuem agências da Previdência Social, por intermédio das Unidades Móveis Flutuantes (PrevBarcos), contudo, este trabalho será ampliado com a entrada em operação de quatro navios da Marinha. O de maior porte prestará serviços no Pará. Ele partirá hoje, às 10 horas, para sua primeira viagem que terá duração de 15 dias e levará seis servidores do Instituto, inclusive um médico perito e um assistente social.
A solenidade de lançamento do convênio com entre o INSS e a Marinha do Brasil conteceu às 8 horas, na Base Naval de Val-de-Cans, na rodovia Arthur Bernardes. O presidente do INSS, Valdir Simão, o diretor de atendimento, Luis Henrique Fanan, o superintendente da Regional Norte/Centro-Oeste, Francisco Assis Santos Mano Barreto e a gerente executiva do INSS em Belém, Damiana Santos Cabral, estarão presentes.
Os três navios restantes atenderão o Amazonas, saindo de Manaus. A estrutura desses navios foi adaptada para deixá-los em condições de receber os segurados da Previdência Social, prestando todos os serviços oferecidos em uma agência da previsência social (APS) fixa. Em média, a cada viagem os navios passarão 20 dias atendendo à população e depois retornarão às suas sedes, no caso Belém e Manaus. Os roteiros e dias de atendimento serão comunicados com antecedência à população pelas Gerências Executivas do INSS.




