No Tocantins, em uma extensão de 2.699 quilômetros de rodovias estaduais e federais, 47,6% estão em estado ruim ou péssimo, 41,8% em estado geral regular, enquanto 10,7% tem seu estado considerado ótimo ou bom. É o que revela a 16ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada ontem pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O levantamento apontou a necessidade de se investir R$ 1,093 bilhão na reconstrução, restauração e manutenção de 1.951 quilômetros de rodovias estaduais e federais no Tocantins.
Quando a avaliação se refere a pavimentação dessas rodovias, o estudo revelou que 66,3% estão em situação considerada regular, ruim ou péssima, sendo que desse percentual, 46,8% são consideradas regular e 5,4% estão em péssima situação. Considerando apenas as rodovias federais (1.506 quilômetros de extensão) que cortam o Estado, a CNT mostrou que 81,1% têm seu estado geral considerado regular, ruim ou péssimo, sendo que desse percentual, 62,6% têm seu estado geral considerado regular. Nas rodovias federais, 18,9% têm seu estado geral avaliado como ótimo ou bom.
Faixas
Segundo o levantamento, dois mil quilômetros das rodovias no Estado estão com as pinturas das faixas centrais desgastadas, o que corresponde a 74,1% do total. Além disso, 223 quilômetros não contam com faixas centrais de sinalização. E em 1.069 (39,6%) quilômetros o mato está cobrindo totalmente as placas de sinalização.
Quanto a pavimentação, dos 2.699 quilômetros de rodovias estaduais e federais no Tocantins, 1.365 estão com a pavimentação desgastada, um total de 50,6%. Ainda nesse quesito, o levantamento apontou que 748 quilômetros estão com o asfalto totalmente perfeito. Quando avaliada a situação das placas de sinalização, 49,9% estão legíveis, 42,5% desgastadas e 7,7% totalmente ilegíveis.
O levantamento apontou a necessidade de se investir R$ 1,093 bilhão na reconstrução, restauração e manutenção de 1.951 quilômetros de rodovias estaduais e federais no Tocantins. Desse total, 28,7 milhões seriam o custo para reconstruir 20 quilômetros de estradas que estão totalmente destruídas, segundo a CNT. A restauração de 566 quilômetros de rodovias custaria R$ 382,05 milhões e a manutenção de 1.365 quilômetros necessitaria de investimentos no valor de R$ 682,5 milhões.
Ligações
A Pesquisa CNT de Rodovias faz o ranking de 109 ligações rodoviários, que são trechos regionais que interligam territórios de uma ou mais unidades da federação. Essas extensões têm importância socioeconômica e volume significativo de tráfego de veículos de cargas e/ou de passageiros.
A ligação mais bem avaliada é o trecho entre São Paulo (SP) e Limeira (SP). Entre as dez melhores, nove interligam municípios de São Paulo e uma liga um município de São Paulo a um de Minas Gerais (Rio Claro a Itapetininga). Entre as dez piores ligações, a maioria está no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com destaque negativo para o trecho que vai de Rio Verde a Iporá, municípios de Goiás e de Natividade (TO) a Barreiras (BA). (Jornal do Tocantins)




