
O sonho da independência político administrativa, principalmente provocada pelo distanciamento de descaso das gestões municipais, vem fazendo um movimento cada vez mais crescente de povoações buscarem sua emancipação.
Só na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), cerca de 28 pedidos de emancipação de povoações na região de Carajás, tramitam na Casa de Leis, atingindo diretamente cerca de 16 municípios.
Marabá e São Félix do Xingu são os municípios onde mais localidades querem se tornarem independentes e tomarem suas decisões, devido o descaso que perdura por muitos anos. A falta de serviços e aparelhos público que atendam pelo menos o básico do que a população precisa, é caso raro nesses locais, que são praticamente abandonados pelas Prefeitura que concentram tudo na zona urbana dos municípios.
Em Marabá por exemplo, cinco localidades almejam se emancipar: Capistrano de Abreu, Santa Fé, Brejo do Meio, Paraguatins (Morada Nova, São Félix) e Vila União, que levariam junto grande área para pecuária e jazidas minerais como o Salobo e Buritirana. Estima-se que da atual Marabá, restará menos de 40% se a divisão se concretizar.
Já em São Félix do Xingu, segundo município com maior número de pedidos, um total de quatro, povoações como Lindoeste e Taboca, clamam incessantemente devido a distância e quadro de abandono.
Um dos pré-requisitos para a solicitação de um plebiscito do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), é o relatório de viabilidade socioeconômico da localidade. Nem todos tem o levantamento pronto. De grosso modo, o estudo mostra a relação estimada de gastos com a prestação de serviço, folha de pagamento e custeio de órgãos públicos, com o que o futuro município poderá arrecadar.
Mas atualmente o principal problemas das localidades que pretendem se emancipar, é a situação do Projeto de Lei Complementar 137/2015, que prevê as regras para criação de municípios. A propositura se encontra parada no Congresso Nacional, sem nenhuma expectativa de ser colocada em pauta.
Saiba quais são as localidades de Carajás que já dispõem de Projeto tramitando na ALEPA:





