Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

14 municípios do Bico participam de Oficina para adesão à Rede Cegonha

Noticias Relacionadas

Quatorze municípios prioritários para a implantação da Rede Cegonha no Bico do Papagaio participarão de oficina que orientará os gestores de saúde sobre a adesão ao programa do Ministério da Saúde (MS). O evento será realizado em Araguaína, contemplando também municípios das regiões de saúde Capim Dourado e Médio Norte, nos dias 26 e 27 de janeiro, a partir das 8h30, no auditório da Prefeitura.

Os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) discutirão com os secretários e enfermeiros das Secretarias Municipais de Saúde as diretrizes do programa, os indicadores de saúde de cada localidade e será proposta a construção de um plano de ações para a melhoria da qualidade do pré-natal, pós-parto e assistência à criança de 0 a 24 meses no âmbito da atenção básica prestada pelo município.

A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº1.459, de 24 de junho de 2011, consiste numa rede de cuidados que visa implementar um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança com foco na atenção ao parto, ao nascimento, ao crescimento e ao desenvolvimento da criança, reduzindo a mortalidade materna e infantil.

O Tocantins aderiu oficialmente ao programa em novembro de 2011, a partir de então a operacionalização da Rede Cegonha no Estado está em fase de adesão dos municípios, diagnóstico dos serviços de saúde prestados e proposição de um plano de ação municipal, que será o documento orientador para a execução das fases de implementação da Rede Cegonha, assim como para o repasse dos recursos, monitoramento e a avaliação da implementação da Rede Cegonha.

Municípios prioritários no Bico do Papagaio

Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Sampaio, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Praia Norte.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias