A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em parceria com a ACNT – Associação de Criados de Nelore do Tocantins e a ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu lançará na Agrotins 2012 – Feira de Tecnologia Agropecuária, a 1ª Prova de Ganho de Peso de Bovinos a pasto. A competição contará com aproximadamente 20 tourinhos, que ficarão durante todo o ano de 2012 no local. A feira, uma das maiores da região Norte do País, acontecerá de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico, em Palmas.
A prova destaca aspectos relevantes, entre eles testar e disponibilizar ao mercado tourinhos com alto desempenho produtivo e com biotipo adequado à produção de carne; identificar entre os participantes aqueles de melhor desempenho no ganho de peso e o peso final a uma idade padronizada. Além disso, a prova servirá como instrumento de triagem entre rebanhos, por meio do processo de avaliação posterior da fase de desmame, entre outros.
A avaliação de ganho de peso a pasto visa ainda identificar e selecionar os animais geneticamente superiores, por meio do fenótipo dos animais, ou seja, tudo que é possível mensurar no animal faz parte do seu fenótipo. “A prova consiste em submeter animais machos, portadores de RGN – Registro Geral de Nascimento e com variação de idade de no máximo 90 dias, a um mesmo manejo e regime alimentar durante o período de prova, para a avaliação de desempenho nas características de ganho de peso, peso final e tipo”, explica o coordenador de Desenvolvimento Animal, Cláudio Sayão.
De acordo com as normas da ABCZ, as pesagens dos animais serão acompanhadas por um técnico credenciado ao PMGZ – Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos e deverão seguir as normas estabelecidas pela ABCZ, obedecendo três pesagens obrigatórias: pesagem de entrada (efetuada no início do período de adaptação), pesagem pós-adaptação (efetuada no dia seguinte após a adaptação) e a pesagem final (efetuada no último dia de prova). O tourinho também é submetido a uma avaliação visual, observando um contexto geral como estrutura, precocidade, musculosidade, umbigo, raça, aprumos e sexualidade.




